Explorar
Menu
Pesquisa
Associado

Menu

Pesquisa

Audiência Pública debate impactos da reforma administrativa no serviço público

Publicado em 25 de Novembro de 2025 Por ADURN Sindicato
Audiência Pública debate impactos da reforma administrativa no serviço público

Os impactos da reforma administrativa no serviço público serão tema de uma audiência pública na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. O debate acontecerá na terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, no Auditório Nereu Ramos.

O debate atende a um pedido da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que alerta para a amplitude e complexidade das propostas apresentadas pelo grupo de trabalho da reforma administrativa. Segundo a parlamentar, as mudanças têm como orientação um ajuste fiscal permanente e trarão impactos diretos na organização das administrações públicas federal, estaduais e municipais.

Entre os temas impactados pela proposta em discussão estão concursos públicos, contratos temporários, estágio probatório, carreiras, remuneração, avaliação de desempenho e estabilidade dos servidores.

A deputada também destacou que as medidas podem alterar profundamente a estrutura do serviço público ao estabelecer a necessidade de dimensionamento de pessoal, priorização de áreas estratégicas e definição de carreiras transversais.

Outros pontos em análise incluem a proposta de uma tabela remuneratória unificada, a proibição de gratificações por categoria ou tempo de serviço e a limitação de cargos comissionados a 5% do total, com possibilidade de chegar a 10% em situações justificadas.

Estão confirmadas as presenças de 23 representantes de entidades do setor público, entre eles coordenadores de sindicatos, presidentes de federações e associações, e diretores de entidades de classe. A ministra do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, está entre os convidados com presença a confirmar.

A audiência pretende aprofundar a discussão sobre as propostas que, segundo Alice Portugal, afetam de maneira grave toda a estrutura do serviço público brasileiro.

Fonte: Diap 

Compartilhar: