Dia Nacional do Idoso: valorização e respeito como compromisso coletivo
Celebrado no dia 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso chama atenção para os direitos e desafios enfrentados por uma população que cresce a cada ano no Brasil. Mais do que uma data simbólica, trata-se de um convite à reflexão sobre como a sociedade e as instituições têm garantido dignidade, reconhecimento e cuidado a quem dedicou décadas de vida à construção do país.
No campo da educação, o debate ganha ainda mais relevância. Professores e professoras aposentados carregam histórias de resistência e compromisso com a universidade pública, mas muitas vezes enfrentam invisibilidade e ataques aos seus direitos. Para a diretoria do ADURN-Sindicato valorizar os idosos significa também defender políticas que assegurem proteção social, aposentadorias justas e condições de vida dignas.
O envelhecimento da população brasileira, previsto em todas as projeções demográficas, exige um olhar atento do Estado. A luta contra retrocessos como a Reforma Administrativa e em defesa de sistemas públicos,a exemplo do SUS e da Previdência, é parte central para garantir que a velhice não seja sinônimo de abandono, mas de respeito e reconhecimento.
O ADURN-Sindicato reafirma, neste 1º de outubro, o compromisso com a defesa dos direitos dos idosos, em especial de docentes aposentados e aposentadas da UFRN. Reconhecer o papel dessa geração é também fortalecer a luta por um futuro mais humano, igualitário e solidário.