Explorar
Menu
Pesquisa
Associado

Menu

Pesquisa

Janeiro Branco na UFRN foca na saúde mental de pessoas idosas

Publicado em 12 de Janeiro de 2026 Por ADURN Sindicato
Janeiro Branco na UFRN foca na saúde mental de pessoas idosas

Em sua 11ª edição, a campanha Janeiro Branco na UFRN vai promover ações voltadas à saúde mental de pessoas idosas, por meio de uma proposição do Instituto do Envelhecer (IEN) da UFRN. A programação terá início na próxima terça-feira, dia 13, às 8h30, com a realização do Ateliê de Mandalas para Pessoas Idosas, que terá como facilitadora a artista, bióloga e neurocientista Daiane Cristina Ferreira Golbert.

A atividade acontece no Espaço Integrado de Desenvolvimento Humano, localizado no anexo da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), no campus central. Durante a ação, os participantes serão estimulados a construir mandalas, que funcionam como ferramenta para a saúde mental ao promoverem a estimulação cognitiva e motora em pessoas idosas.

Outra ação do Janeiro Branco na UFRN é a oficina Estimulação Cognitiva para Pessoas Idosas, que será realizada na quinta-feira, 22 de janeiro, às 8h30, no mesmo local, na DDP. Dessa vez, a atividade será conduzida por Anuska Irene de Alencar, psicóloga da UFRN. A proposta é promover atividades lúdicas e terapêuticas que favoreçam a melhora de funções cerebrais, como memória, atenção, raciocínio e linguagem, visando preservar a autonomia, melhorar a qualidade de vida, o bem-estar emocional e promover a independência.

Para encerrar o Janeiro Branco na UFRN, acontece, na quinta-feira, 29 de janeiro, a Oficina de Arte Sustentável: arte promovendo saúde mental para pessoas idosas. Conduzida por Donália Cândida Nobre, assistente social e diretora do IEN, a ação busca estimular os participantes a construírem produções a partir de materiais reciclados, possibilitando o uso da motricidade fina e da criatividade.

Além da programação presencial, a campanha contará com a publicação de vídeos, postagens e dados sobre saúde mental de pessoas idosas no Instagram do IEN. A produção dos conteúdos será realizada por discentes e coordenadores da campanha. Para participar das atividades, os interessados podem se inscrever por meio do Sigaa ou pelo WhatsApp (84) 99224-0082. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: contato@ien.ufrn.br.

Como evento de extensão, a campanha pretende sensibilizar a comunidade interna e externa a refletir sobre a temática e a construir, aos poucos, uma cultura de cuidado com a saúde mental. As ações propostas pelo IEN buscam promover o contato entre as pessoas, e esses encontros podem oferecer possibilidades de autocuidado em saúde mental ao estimularem a convivência e a atividade social de qualidade. 

 

Fonte: Agecom/UFRN. Texto: Hellen Almeida; Revisão: Beatriz de Azevedo.

Compartilhar: